Home » Blog Ethos Animal – Comportamento e Bem-estar » Diferenças entre Adestramento e Terapia Comportamental para Cães

adestramento e terapia comportamental ethos animal helena truksa

Diferenças entre Adestramento e Terapia Comportamental para Cães

Não são raras as vezes em que um cliente nos telefona perguntando pelo serviço de adestramento, quando na realidade o que ele precisa mesmo é da Terapia Comportamental para seu cão. Existem diferenças entre adestramento e terapia comportamental?

Ainda nos dias de hoje, em pleno século XXI, ainda existem muitas pessoas que acabam por confundir adestramento com a terapia, simplesmente por pura e simples falta de conhecimento e divulgação através dos meios de comunicação.

São inúmeras reclamações que vão desde latidos em demasia até comportamentos compulsivos como giros, lambeduras, passando por agressividade, entre outros.

Nenhum destes “problemas” citados acima se resolve com adestramento.

Mas afinal, qual a diferença???

No adestramento são ensinados COMANDOS ao cão, que no módulo básico são: “junto”, “senta”, “fica”, “deita” e “aqui”, podendo haver combinações dos mesmos.

Comando nenhum resolve problemas de comportamento.

Comandos de adestramento são úteis – e muito – quando utilizados de maneira apropriada no dia-a-dia durante o manejo do cão, como FERRAMENTAL de lida: o cão pode se sentar sob comando para aguardar que você termine de arrumar sua cama, por exemplo, sem atrapalhar seu trabalho.

Todo cão se beneficia com adestramento. Mas nem todo cão se beneficia APENAS com adestramento – caso dos animais com distúrbios comportamentais moderados a graves, sendo necessário aplicar procedimentos psicológicos.

Assim, seu cachorro pode saber sentar, deitar, ficar, dar a pata, fingir-se de morto…. Mas…. ainda assim mostrar-se agressivo com outros animais e/ou pessoas, latir demais, lamber excessivamente partes do próprio corpo até arrancar os pelos e machucar a pele, provocando sangramento!

Se os comandos não forem utilizados durante todos os momentos de convívio com o animal, certamente ele obedeceráComandos de Adestramento de cães BEM apenas ao adestrador, atenderá mais ou menos aos tutores / responsáveis / proprietários / donos e o relacionamento dele com estes estará prejudicado pela falta de interação adequada.

Mas como interagir adequadamente com o cão em casa? Os exercícios de adestramento não são suficientes para deixá-lo  emocionalmente e psicologicamente equilibrado?

O fato é que só haverá equilíbrio e harmonia no convívio diário com o cão em casa se as pessoas aprenderem a ler os sinais comunicativos típicos da espécie canina, interpretá-los adequadamente e se comunicarem com eles utilizando uma linguagem clara e objetiva – o que inclui postura corporal, gestual e tom de voz adequados a cada caso.

Conclui-se que os comandos de adestramento são benéficos, mas não totalmente indispensáveis quando se quer ter um animal equilibrado em casa.

Quando os problemas e desequilíbrio emocional e psicológico-comportamental já se instalaram, a Terapia Comportamental é indicada: o profissional terapeuta – especialista em comportamento animal – realiza as sessões em domicílio, aplicando procedimentos específicos para cada caso em particular – contracondicionamento, dessensibilização, entre outros –  ajudando a reabilitar o cão e ensinando as pessoas da casa a maneira mais adequada de se comunicar com o cão de uma forma eficaz e eficiente.

Agora que você já sabe as diferenças básicas entre os dois tipos de serviço, qual você vai escolher para o seu cão?

  

por Helena Truksa,

Bióloga e Especialista em Comportamento Animal 

11 comments

  1. Mônica Villablanca says:

    Onde posso fazer essa terapia comportamental de graça,pois meu cachorro tem problemas com barulhos tipo fogos , trovões ,tiros .Esses barulhos ,ele quer escapar e acaba se machucando ,se agita demais.

  2. Anderson says:

    Tenho dois cães um labrador e Jack Russel, ambos convivem bem desde pequenos, labrador 1ano e 7 meses e o Jack 1 ano e 2 meses, estou com dificuldades quando é hora de brincar com as bolinhas, o labrador esta com mania de tomar do pequeno, oy seja, 2, 3 bolinhas enfia tudo na boca para o outro nao brincar e quando se destrai, o pequeno pega uma destas o outro avança pra tomar e o pequeno não gosta de levar desaforo, começa a briga.
    Como posso melhorar e equilibrar o relacionamento com os dois? Importante, devo castra-los em maio deste ano.

    • Ethos Animal says:

      Anderson, tudo bem?

      Situação comum mas que pode se complicar se não tratada adequadamente.

      O comportamento dos cães tende a se modificar um pouco quando eles vão se tornando adultos e é quando podem começar as rivalidades e competição.

      Uma Consulta Comportamental para Cães pode ajudá-lo a entender o problema e ensiná-lo como fazer para evitar a progressão do mesmo e tornar o ambiente harmônico.

      Veja mais detalhes: https://ethosanimal.com.br/consulta-comportamental/

  3. Yasmin Karoline Luz da Silva says:

    Olá pessoal do ETHOS Animal,
    Gostaria de uma informação, da qual não encontrei no google.
    Sou graduada em Artes Visuais e pós graduada em Arteterapia.
    Porém vem crescendo o interesse por outra área.
    Vou ser direta: é possível que eu faça uma especialização da qual eu seja apta a trabalhar como terapeuta comportamental de animais? Qual seria o nome deste curso? Tenho que ser formada em Veterinária para ser terapeuta de animais?
    São algumas dúvidas.

    Obrigada.

    • ethos.animal says:

      Olá, Philipe!

      Vamos entrar em contato por email, ok? Recomendamos o agendamento de uma Consulta Comportamental.

      Ficamos à disposição!

      Abs,

      Equipe Ethos Animal

  4. LILA FERNANDES says:

    ADOTEI UMA CACHORRA HÁ 4 ANOS, QUE HAVIA SIDA JOGADA PRÁ FORA DE UM CARRO. UMA PESSOA DE UMA ONG A RESGATOU E ME DEU PARA ADOÇÃO.
    ELA É MUITO TERRITORIALISTA E AGRESSIVA, ÀS VEZES.
    HÁ DOIS DIAS, ELA ME ATACOU COM MORDIDAS E NÃO SEI O QUE FAZER.
    EU NUNCA VOU ME DESFAZER DELA, POIS A AMO MUITO.
    PRECISO DE AJUDA URGENTE, POR FAVOR

    • Ethos Animal says:

      Lila,

      Avaliação de um especialista é necessária para saber o que fazer neste caso.

      Espero que tudo fique bem para todos!

      Caso ainda necessite auxílio, favor entrar em contato para agendar uma Consulta Comportamental (info@ethosanimal.com.br).

      Att.

Queremos ouvir sua opinião! Deixe seu comentário abaixo. :-)