Por que adestrar um cão?
Inicialmente, você pode pensar que seu amigo peludo não necessita de educação adicional, além daquela que você mesmo fornece a ele. Mas num segundo momento, você pode se deparar com certos problemas de comportamento, muitas vezes até básicos.
Esses “probleminhas” de comportamento – que você e sua família consideram apenas chateação, no início – podem se transformar em hábitos extremamente desagradáveis, com o passar do tempo.
No fim das contas, as pessoas acabam por evitar o cão pelo mau comportamento, e este vai se tornando, cada vez mais, um animal estressado e carente de convívio social harmônico.
Daí, vem a importância da educação adequada e da participação da família na vida de seu cachorro.
Na natureza, os cães selvagens – e também os lobos – são encontrados vivendo em bandos, que são grupos formados por muitas vezes por mais de uma dúzia de indivíduos, que atuam em conjunto na hora da caça, compartilham abrigo e defendem-se uns aos outros de possíveis predadores, ou ameaças à integridade dos membros do grupo.
Por exemplo, nos é familiar a cena de dois cãezinhos brincando: eles trocam mordidinhas, pulam um no outro, viram de barriga pra cima, latem convidando para correr…
Assim, percebemos que a SAÚDE PSICOLÓGICA deles depende, basicamente, de se sentirem integrados a um grupo social, ainda que sem estrutura definida, onde buscam o seu próprio bem-estar e muitas vezes como consequência o bem-estar dos demais (as brincadeiras são um treino para a caça, para a disputa de território etc).
No caso de um cão vivendo com uma família humana, esta é sua família.
Por isso, cães não treinados tendem a pular nos donos, morder sua mão – mesmo que de brincadeira – cavar o jardim, roer o pé da mesa ou seu sofá favorito, entre outras peripécias.
São atitudes normais esperadas de um cão saudável.
Mas….
Não acreditamos que a maioria das pessoas queira viver de acordo com PADRÕES CANINOS.
Assim, devemos oferecer aos cães, desde o mais cedo possível, treinamento através de SESSÕES DE OBEDIÊNCIA BÁSICA. Ele perceberá como é a forma mais adequada de se relacionar, enquanto cão, numa casa humana, e você terá um cachorro feliz e saudável que lhe fará companhia por longos anos.
O que é o Adestramento de Cães
No adestramento, são ensinados alguns exercícios (antigamente denominados “comandos”) ao cão, que passa a responder a determinadas palavras ou gestos através de comportamentos e / ou movimentos específicos.
Recomenda-se que o adestramento seja iniciado a partir de 04/05 meses de idade, ou após o término da vacinação do filhote (que ocorre aproximadamente aos 120 dias), e, obrigatoriamente, pelo básico, ou seja, obediência que é a base para todo e qualquer tipo de modalidade de adestramento.
Exercícios comuns do módulo básico são: junto, senta, aqui, fica, deita, e combinações destes.
O tempo de aprendizado varia de acordo com a raça, a inteligência individual e a preexistência de transtornos de comportamento.
No caso de transtornos comportamentais, exercícios de adestramento podem ser utilizados como ferramenta durante a Terapia Comportamental.
—
Está interessado em contratar nossos serviços de adestramento e / ou terapia comportamental? Entre em contato conosco através do e-mail ou telefones clicando aqui.
***