Provavelmente já lhe aconteceu ver o seu cão descansado a dormir e, de repente, começar a latir ou a ganir e as suas pernas começarem a tremer… Será que ele estava sonhando?
Muitos cientistas dizem haver provas para apoiar esta ideia de que os cães sonham, realmente. Durante várias pesquisas, os cientistas através de um Eletroencefalograma (EEG) observaram as ondas cerebrais dos cães enquanto dormiam, e acabaram por descobrir que quando se tratam de padrões de sono e atividade das ondas cerebrais, os cães são similares aos seres humanos.
Tal como nós, os cães entram num estágio de sono profundo durante o qual a respiração se torna irregular, acompanhada por movimentos rápidos dos olhos (REM). É durante o sono REM que ocorre o sonho e, muitas vezes, movimentos involuntários ocorrem tais como: movimentação das pernas como se estivessem a correr; respiração ofegante; ganidos, prender a respiração por breves períodos, entre muitos outros movimentos e/ou sons que possa ter achado estranhos.
Nem todos os cães reagem da mesma forma ao sonho. Várias pesquisas dizem que os cães de pequeno porte podem sonhar em cada 10 minutos, enquanto um cão de grande porte, um Golden Retrevier, por exemplo, pode só sonhar a cada 90 minutos. Outro fator importante é que os cachorros têm mais tendência para experienciar o sonho, o que acontece, muito provavelmente, por estarem em constante processamento de novas informações e novas experiências a cada dia que passa.
E afinal, sobre o que sonham os cães? Como nunca tivemos o prazer de saber pelos próprios que sonhos tiveram, só nos resta “adivinhar”. O mais provável é que os cães sonhem da mesma forma que os seres humanos, ou seja, revivam as atividades do seu dia-a-dia, como perseguir outros animais, brincar ou comer.
E se alguma vez tiver vontade de acordar o seu cão enquanto ele estiver dormindo e provavelmente sonhando, tente resistir: não o acorde. É que tal como os seres humanos, os cães também precisam de um sono sem interrupções para ter uma atividade mental saudável.
Eu gostei muito, pois achava que todos os animais que tem pelos causava alergias. agora tenho como saber que animalzinho posso ter.
Exato.