Florais de Bach para Animais – o que são e para que servem
Hoje as essências florais são bem conhecidas em todo o mundo. O fundador da terapia floral moderna foi o médico inglês Edward Bach em 1930-36.
As essências florais são diluições aquosas de plantas ou flores. Eles são produzidos com água de nascente e conservados em álcool (ou glicerina).
Seu modo de ação não é homeopático, nem fitoterápico e nem aromático.
As essências florais não possuem ação farmacológica. O mecanismo de ação vem sendo estudado ainda hoje. Os Florais influenciam o equilíbrio mental, emocional e físico do indivíduo.
As essências florais são compostas de água como portadora de informação e álcool para conservação. A identificação das essências é possível por espectroscopia. Não há relação dose-efeito definida; os efeitos são baseados no fenômeno de ressonância.
Para entender como as essências florais funcionam, é necessário observar a estrutura e as propriedades da água: ela tem uma estrutura dipolar e forma cachos estáveis e instáveis. Uma rápida transferência de informações é possível entre diferentes clusters, por exemplo, agitando uma solução aquosa.
Em um sistema vivo, as frequências das essências florais interagem com as frequências do sistema. Nos seres humanos você encontra frequências de < 1 Hz a mais de 1018 Hz, então você pode ter um número infinito de interações.
O fundador das essências florais modernas, Dr. Edward Bach (1886-1936) estabeleceu o Bach Flower System: são 37 essências de plantas distintas individuais + água de nascente e um preparado especial de combinação de 5 plantas (Rescue Remedy). Bach preparou seus remédios de flores de plantas silvestres não tóxicas, arbustos e árvores e água de nascente que encontrou no interior da Inglaterra. Ele desenvolveu métodos especiais de preparação usando água de nascente, sol e decocção.
Originalmente, o Bach Flower System foi desenvolvido para o tratamento humano, porém há cerca de 25 anos observamos o uso crescente no tratamento de animais.
Baseia-se no conceito de que a correção da disfunção emocional pode ajudar a curar a disfunção física e pode complementar outras formas de terapia – medicina convencional ou alternativa. Esta forma de terapia é cada vez mais solicitada por tutores de animais de estimação.
De acordo com a filosofia de Edward Bach, é possível tratar todas as doenças do homem (e dos animais) com terapia floral. Mas a Terapia Floral de Bach é apenas um dos muitos instrumentos que usamos na cura de animais. Importante ressaltar que, como todo tratamento, também tem seus limites!
A Terapia Floral de Bach é indicada para todos os problemas psicossomáticos, para problemas comportamentais, para doenças resistentes a todas as terapias utilizadas – por exemplo, animais medrosos e tímidos, animais de luto, animais hiperativos, cães latindo, gatos pulverizadores ou animais que recusam medicamentos.
INDICAMOS CONSULTAR SEMPRE UM MÉDICO VETERINÁRIO ANTES DE OPTAR APENAS POR TRATAMENTOS ALTERNATIVOS, ESPECIALMENTE EM CASOS COM SINTOMAS CLÍNICOS. O uso dos Florais de Bach não dispensa tratamentos convencionais quando necessários e indicados pelo Veterinário, atuando como COMPLEMENTO.