Início » Blog Comportamento Animal e Adestramento de Cães Ethos Animal » Terapia Assistida por Animais (TAA)

Categoria: Terapia Assistida por Animais (TAA)

Cães Terapeutas TAA Patas Therapeutas

Terapias Assistidas por Animais (TAA): conheça parte do trabalho da Ong Patas Therapeutas

Animais brincam com as crianças, proporcionando momentos de descontração e felicidade.

Cães Terapeutas TAA Patas TherapeutasO trabalho da Ong Patas Therapeutas, nossa parceira, vem sendo amplamente reconhecido nos mais diversos meios, através da imprensa, e agora ganhou espaço, honrosamente, também no site do Governo do Estado de São Paulo.

São diversos locais atendidos pela equipe de voluntários do Patas Therapeutas. A equipe é Dirigida pela Psicanalista Silvana Fedeli Prado, fundadora da Ong e especialista em Terapia Assistida por Animais (TAA) e um desses locais é o Hospital Infantil Darcy Vargas, na cidade de São Paulo.

Toda quarta-feira, os voluntários se dirigem ao Hospital acompanhados de seus animais para a tarefa de amor e dedicação ao próximo, levando sorrisos e alegria aos pequeninos internados por motivos de saúde.

Os resultados são claramente observados já durante os primeiros contatos com os animais. Verifica-se uma melhoria no quadro clínico das crianças em pouco tempo, pois o bem-estar promovido pela interação com os animais favorece o aumento de neurormônios relacionados ao prazer (endorfinas, ocitocina) na circulação sanguínea dos enfermos, que têm papel importante como coadjuvante na recuperação da saúde.

Leia um trecho da matéria extraída do site do Governo do Estado de São Paulo:

“Do diretor ao porteiro todos nós esperamos eles chegarem para ver o Namour e o Paraná toda a semana. Eles [os animais] se preparam para vir aqui, são higienizados e tem controle de saúde”, afirma Dr. Sérgio Sarrubbo, diretor técnico da instituição.

O Hospital Darcy Vargas, que realiza cerca de 250 internações por mês, utiliza animais na recuperação de crianças internadas, parte delas em tratamento contra o câncer, e as proporcionam momentos de descontração e felicidade.

Essa ajuda aos pacientes serve para que eles enfrentem o período de internação com mais disposição, melhorando a saúde física, social, emocional e funcionamento cognitivo deles.

“As crianças que não podem sair da cama a gente faz as visitas nos quartos e as crianças que conseguem se locomover a gente faz os encontros nas brinquedotecas”, explica a fundadora da ONG Patas Therapeutas, Silvana Fedeli Prado.

Os cães Paraná e Namour entre outros percorrem os setores de oncologia, nefrologia, hematologia e a clínica geral, acompanhados dos voluntários. Eles passam por um rigoroso protocolo de treinamento de comportamento e de saúde animal.

 

Assista ao video exclusivo produzido pelo Governo do Estado de São Paulo para divulgação do projeto Patas Therapeutas no Hospital Darcy Vargas.

A avaliação e seleção dos animais terapeutas da Ong Patas Therapeutas é realizada pela Especialista em Comportamento Animal, Helena Truksa.