Início » Blog Comportamento Animal e Adestramento de Cães Ethos Animal » O que seu cão diz sobre você

O que seu cão diz sobre você

O que seu cão diz sobre você

 

Por Nicole Pajer, tradução de Helena Truksa. Original em Cesar’s Way.

 

Muitos fatores contribuem para que uma pessoa escolha ter um cão. Elas podem procurar por certos traços associados a raças

O que seu cão diz sobre você - Psicologia canina ethos
Os cães revelam traços da personalidade de seus donos

específicas ou podem preferir um determinado tamanho. Alguns compram raças puras, enquanto outros preferem adotar um mestiço necessitado de um lar.

Embora você nem imagine, sua escolha de um companheiro canino revela certos aspectos sobre traços de sua personalidade. O que seu cão diz sobre você?

Raças Caninas: mestiços VS. Raças puras

Escolher um cão de raça pura toma um grande tempo em pesquisas e comprometimento. Pessoas que oscilam entre raças específicas tendem a ter conforto no fato delas saberem o que estão levando em termos de temperamento canino, aparência, tamanho e comportamento. Isto sugere que os proprietários de raças puras são “planejadores” por natureza. Proprietários de cães de raça tendem a ter gostos mais específicos e “pesam”os prós e contras antes de decidirem o curso de suas ações.

Nem sempre se sabe o que se leva para casa quando se escolhe um mestiço. Por esta razão, pessoas que adotam um cão mestiço ou SRD, são vistas como mais descontraídas e mais bem adaptadas as mudanças. Estes proprietários de cães tendem a ser mais aptos a “pegar as oportunidades” e tomar suas decisões numa base mais emocional.

Tamanho do cão: Grando VS Pequeno

Grandes cães requerem mais espaço e exercício, o que sugere que proprietários de cães maiores preferem atividades ao ar livre e esportes. Quanto maior o cão, maior a bagunça e a sujeira, então, pessoas com cães grandes parecem ser mais tolerantes a limpar grandes “pilhas de detritos”, secar patas enlameadas e limpar pilhas de cocô. Alguns estudos demonstram uma correlação entre cães grandes e homens que se consideram “machões” ou “alfa”.

Raças pequenas são mais fáceis de cuidar e são frequentemente associadas a pessoas que preferem levar seu companheiro canino para um passeio no parque do que escalar uma montanha como exercício. Cães menores são frequentemente vistos como mais limpos, graciosos e requerem menos espaço.

 

Pelagem canina: Longos VS Curtos

Cães com pelagens que necessitam ser aparadas com mais freqüência tendem a ser mantidos por pessoas que gostam muito de visitar um SPA ou que são assíduas freqüentadoras de salões de cabeleireiro e de outros tratamentos de beleza.

Proprietários de raças com pelagem mais curta preferem a conveniência de sessões de “grooming” menos freqüentes e tendem a dar mais ênfase em ter uma casa bem arrumada.

 

Alimentação canina: Orgânico VS Comercial

Pessoas da “geração saúde” geralmente possuem cães que são alimentados com comida caseira ou dietas naturais e orgânicas. Estes proprietários dedicam um bom tempo lendo os rótulos dos alimentos e se auto-educando nas mais atuais tendências da alimentação saudável para eles mesmos e para seus pets.

Tratamento canino: Mimado VS Ignorado

Se seu cão possui uma cama em cada cômodo da casa, ou dorme em uma de veludo mais macio que a sua própria cama, é provável que seu “amor” estrague mimando aqueles que estão a sua volta. Proprietários que deixam seus cãezinhos aconcheguem-se na cama com eles são chamados de carinhosos e “coração mole”. Se seu cão passa a maior parte do tempo fora de casa, no quintal, ou num canil, as pessoas podem ver você como alguém pouco simpático.

Comportamento canino: Bem treinado VS Mal educado

Cães bem treinados são, na maioria das vezes, reflexo de um dono organizado, feliz e responsável. Um cão com problemas comportamentais pode denotar um proprietário ansioso, impaciente e insatisfeito.

Apesar destas informações serem meramente observações, elas nos dão algo a pensar. Gostemos ou não, as pessoas que encontram nossos companheiros caninos fazem suas próprias avaliações sobre nossa personalidade baseadas em como nossos cães se parecem, agem, e se comportam.

Olhando para seu próprio cão, você concorda ou discorda das observações acima?

3 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *