Início » Comportamento Aplicado e Bem-estar Animal

Adestramento e terapia comportamental para cães, gatos e aves

O que é Psicologia Canina?

condicionamento-operante-caes-cachorros-comportamento-canino-psicologia-animal-helena-truksa
Psicologia canina é diferente de adestramento

Psicologia Canina, assim como a Psicologia Humana, é, a princípio, relacionada ao estudo da mente. De fato, experimentos iniciais, conduzidos por cientistas notáveis no campo, como Freud e Pavlov, foram quase que exclusivamente conduzidos em animais, pois acreditava-se que os processos de pensamento dos animais e dos homens não diferissem significativamente, exceto pelo nível de complexidade.

 

Logicamente, é possível assumir que os cães fiquem mais que felizes em deitar-se no sofa, porém, eles não são capazes de dizer através de palavras o que e como estão se sentindo.  Assim sendo, para se compreender como um cão pensa, devemos avaliar e analisar seu comportamento em relação a um determinado estímulo ou ambiente, e como o cão interage com tais estímulos e com aqueles que o cercam, sejam humanos ou animais.

 

Os cães são capazes de se comunicar de diferentes formas. Eles se comunicam através da vocalização, sendo que a maioria dos sons classifica-se em quarto grupos (rosnados, latidos, uivos e choramingos). Dentro destes grupos, a frequência, o volume e o “pitch” variam para determiner diferentes mensagens. Todos entendemos o significado de um rosnado, utilizado primariamente para ameaçar ou advertir, contudo, um latido pode informar qualquer coisa, desde alerter outros membros do grupo sobre a aproximação de um estranho, ou até mesmo dizer “encontrei algo interessante, por que vocês não vêm ver?!”. …….Saiba mais.

 Seja bem vindo à Ethos Psicologia Animal! Confira nossos Serviços!

Helena Truksa – Bióloga (USP)

Especialista em Comportamento Animal

Veja também:

 

 

 

Operamos com pagamentos através do Pagamento Digital.