Início » Adestramento de Cães

Por que adestrar um cão?

 

Inicialmente, você pode pensar que seu amigo peludo não necessita de educação adicional, além daquela que você mesmo fornece a ele. Mas num segundo momento, você pode se deparar com certos problemas de comportamento, muitas vezes até básicos.

Esses “probleminhas” de comportamento – que você e sua família consideram apenas chateação, no início – podem se transformar em hábitos extremamente desagradáveis, com o passar do tempo.

No fim das contas, as pessoas acabam por evitar o cão pelo mau comportamento, e este vai se tornando, cada vez mais, um animal estressado e carente de convívio social harmônico.

Daí, vem a importância do GRUPO SOCIAL para o seu cachorro.

Na natureza, os cães selvagens – e também os lobos – são encontrados vivendo em MATILHAS, que são grupos formados por mais de uma dúzia de indivíduos, que atuam em conjunto na hora da caça, compartilham abrigo e defendem-se uns aos outros de possíveis predadores, ou ameaças à integridade dos membros do grupo.

Por exemplo, nos é familiar a cena de dois cãezinhos brincando: eles trocam mordidinhas, pulam um no outro, viram de barriga pra cima, latem convidando para correr…

Assim, percebemos que a SAÚDE PSICOLÓGICA deles depende, basicamente, de se sentirem integrados a um grupo social, onde desempenham um papel para o bem-estar de todos (as brincadeiras são um treino para a caça, para a disputa de território e também excercem um importantíssimo papel na estrutura social da matilha – hierarquia).

No caso de um cão vivendo com uma família humana, esta é sua matilha.

Por isso, cães não treinados tendem a pular nos donos, morder sua mão – mesmo que de brincadeira – cavar o jardim, roer o pé da mesa ou seu sofá favorito, entre outras peripécias.

São atitudes normais esperadas de um cão saudável.

Mas….

Não acreditamos que a maioria das pessoas queira viver de acordo com PADRÕES CANINOS.

Assim, devemos submeter os cães, desde o mais cedo possível, a SESSÕES DE OBEDIÊNCIA BÁSICA. Ele perceberá seus limites, enquanto cão, numa casa humana, e você terá um cachorro feliz e saudável que lhe fará companhia por longos anos.

O que é o Adestramento de Cães

 

caes_psicologia_animal_ethos_comportamento_adestramento_helena_truksa-300x300No adestramento, são ensinados “comandos” ao cão, que passa a responder a determinadas palavras ou gestos através de comportamentos e / ou movimentos específicos.

Recomenda-se que o adestramento seja iniciado a partir de 04/05 meses de idade, ou após o término da vacinação do filhote (que ocorre aproximadamente aos 120 dias), e, obrigatoriamente, pelo básico, ou seja, obediência que é a base para todo e qualquer tipo de modalidade de adestramento.

Comandos comuns do módulo básico são: junto, senta, aqui, fica, deita, e combinações destes.

O tempo de aprendizado varia de acordo com a raça, a inteligência individual e a preexistência de transtornos de comportamento.

No caso de transtornos comportamentais, os comandos de adestramento são utilizados como ferramenta durante a Terapia Comportamental.

Está interessado em contratar nossos serviços de adestramento e / ou terapia comportamental? Entre em contato conosco através do e-mail ou telefones clicando aqui.

***